SOM GUERRILHA
O objetivo do curso Som Guerrilha é apresentar aos alunos o processo que vai da captação de som direto à mixagem de um filme, tornando claro para eles, principalmente através de exercícios práticos, como funciona cada etapa desse percurso.
Data: 23 e 24 de Julho de 2016 (sábado e domingo)
Horário: 10h às 17h
Local: Centro Cultural Rio Verde - Vila Madalena/SP

Sobre o curso
Durante dois dias, imerso no ambiente de um set de filmagem, você aprenderá os elementos fundamentais da captação de som direto e da finalização de som de um filme. Além disso, fará exercícios práticos que reforçarão a exposição teórica.
Esse curso foi desenhado para qualquer pessoa que já pensou ou pensa em ser técnico de som direto, editor de som ou mixador de um filme e que gostaria de conhecer mais detalhadamente todo esse processo. É uma oportunidade singular para quem, num curto espaço de tempo, quer aprender a contar histórias através da linguagem sonora de um filme.
Como funciona?
DIA 1
Manhã
-
Curso básico de acústica em estúdio com exercícios práticos. Como escutar melhor?
-
Curso básico sobre a relação som/imagem. Como fazer soar uma imagem?
-
Conhecer o equipamento de áudio através de exercícios práticos.
Tarde
-
Filmagem de duas cenas, interior e exterior, fazendo vários planos, onde cada membro do grupo pode gerar e gravar os sons úteis da cena acompanhado de um operador de câmera.
DIA 2
Manhã
-
Edição simples da imagem, export por software de edição de som.
-
Dublagem, edição de som, foleys, sound design, adição de música.
Tarde
-
Edição de som e mixagem
-
Análise crítica do produto final

Como participar?
Não é preciso nenhuma experiência prévia mas esperamos 100% de dedicação ao curso.
Preencha o formulário de inscrição contando um pouco sobre você e sua experiência com cinema.
O curso tem limite de 12 vagas e faremos uma seleção com base nas suas respostas.
Faça sua inscrição no botão abaixo.
Por que Guerrilha?
Todos os filmes da Bucareste Cinematográfica — produtora da escola — foram realizados com poucos recursos. Filmes de baixo orçamento, urgentes, que tentaram, cada um a seu modo, traduzir o que se passava em nossas cabeças no momento em que foram realizados. Curtas e longas que esforçaram-se em ser inventivos e criativos apesar da escassez de recursos.
Essa ideia de inventividade aliada à falta de recursos está implícita na proposta desse curso. Faz parte de sua essência porque acreditamos sinceramente que nem sempre é necessário seguir regras pré-estabelecidas ou impostas, fontes diversas (e complicadas) de financiamento ou acesso a recursos abundantes. Muitas vezes, basta uma boa ideia e muita vontade para tocar seu filme adiante.
Professores
RÉMI STENGEL
Engenheiro de gravação de som em externas e em estúdio, sound designer, montador de música e mixador, ocupou diferentes cargos na cadeia de produção do som para a ficção e documentário, em televisão, ou em cinema. Gravou dublagens, foleys e orquestras sinfônicas. Trabalhou como assistente do renomado Dominique Dalmasso nas mixagens de longas metragens para realizadores como Claude Chabrol, Cédric Klapisch, Coline Serreau, Radu Mihaileanu, Gérard Corbiau, Jean-François Stévenin, e outros. Em 2006, elaborou e montou em Paris, o estúdio de gravação e de mixagem 5.1 chamado “Comptoir des Ondes”.

RODOLFO YADOYA

Com mais de quinze anos de experiência com áudio, Rodolfo Yadoya é sonoplasta, técnico de mixagem ao vivo, coordenador de turnês e projetista de sistemas de som. Foi o Coordenador de Áudio para o Teatro Oficina Uzyna Uzona de José Celso Martinez Correa na turnê e na gravação para o DVD da peça "Macumba Antropófaga"; coordenou e operou o áudio para a montagem de 2012 de “Bacantes” que excursionou por Liége, Bélgica e Lisboa em Portugal. Rodolfo também trabalhou como engenheiro de monitor de Tulipa Ruiz – 2012 até 2016 (premiada recentemente com o Grammy Latino de 2015).