top of page

Quem somos

O objetivo fundamental da Bucareste é contribuir positivamente para o desenvolvimento e disseminação do cinema independente no Brasil por meio de educação, organização de eventos, workshops, palestras, festivais e criação de conteúdo.

 

O Ateliê de Cinema é um espaço de aprendizado e formação em cinema. Um lugar que oferece uma experiência imersiva onde pessoas podem experimentar, manipular e produzir filmes e conteúdo audiovisual, além de trocar ideias e experiências.

 

Nossos cursos funcionam como uma residência artística onde os alunos desenvolvem projetos do começo ao fim, acompanhados de perto pelos professores e nossa rede de ex-alunos e parceiros. A residência se realiza na Bucareste e em vários espaços parceiros distribuídos pela cidade, de modo a alavancar o processo de aprendizado e o contato do aluno com outros profissionais do mercado audiovisual.

Coordenação

CLÁUDIO GONÇALVES

Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e Direção Cinematográfica na Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba. Escreveu, dirigiu e editou os longas-metragens independentes “Loveless”, menção honrosa no CineEsquemaNovo de 2009, e “Foda-se, Meu Amor!”.

 

Produziu, dirigiu e editou mais de uma dezena de videoclipes de bandas independentes veiculados na MTV e na TV Cultura. Dirigiu os curtas-metragens “La Calle”, “Entre Cuatro Paredes”, “Um Sequestro”, “Campanha” e “Hotel Improvável”. Também dirigiu o documentário “El Estado de La Fabrica”, vencedor de diversos prêmios em Cuba. Fez parte do júri da 16ª e da 17ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

 

Ministrou oficinas de cinema em diversos estados brasileiros: Piauí, Brasília, Pará, Espírito Santo e interior de São Paulo. Foi coordenador de três cursos livres e professor de direção e edição na Academia Internacional de Cinema de São Paulo.

RAFAEL NOBRE

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Antropologia Visual e da Performance, e membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Fotografou diversos longas, curtas, clipes e documentários.

 

Produziu e fotografou os documentários “A música instrumental em Sorocaba”, “Cururu: (des)encontros no Tradicionalismo Caipira”, selecionado para o DOCTV III de 2007 e "Cururu – Memória e Vanguarda", financiado pela Petrobras em 2011. Dirigiu a produção do longa documental “Tem Um Vidro Sob a Minha Pele” (2009), financiado pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Fotografou e co-produziu junto a Movie Art e LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo) o documentário “Lado Leste”, selecionado pelo Etnodoc 2009 e financiado pela Petrobras.

 

Fotografou o documentário “Mataram Meu Irmão”, dirigido por Cristiano Burlan e vencedor do festival É Tudo Verdade 2013, prêmios da crítica e do júri, além dos longas "Amador" (2014), selecionado para a 17º Mostra de Tiradentes e "Hamlet" (2014), selecionado para o Festival do Rio de 2014. Executou a finalização de cor do longa metragem “Sinfonia para um Homem Só”, finalista da Mostra São Paulo de Cinema de 2013.

Professores

CAIQUE ZEN

Caique Zen é graduando em Letras, com habilitação na área de Espanhol, pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu roteiros de diversos curtas-metragens e colabora semanalmente com o blog da Bucareste Ateliê de Cinema. Coordena o grupo "...Literatura, etc...", coletivo que, nos últimos dois anos, leu e discutiu dezenas de contos de grandes autores. Tem como principal objeto de estudo as relações entre cinema e literatura.

IANA COSSOY PARO

Iana Cossoy Paro é roteirista, formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e em Cinema pela EICTV-Cuba, com pós graduação na ESCAC- Espanha. É mestranda em Meios e Processos audiovisuais na ECA-USP com pesquisa sobre o som no roteiro. Foi professora na ELCV-Santo André e dá aulas na EICTV-CUba, além de ser assistente do escritor e roteirista cubano Eliseo Altunaga. Seu primeiro longa-metragem como roteirista, "Eu te levo" (Marcelo Muller) tem estréia prevista para 2016. É membro do Coletivo Vermelha (http://coletivovermelha.com.br/).

RÉMI STENGEL

Engenheiro de gravação de som em externas e em estúdio, sound designer, montador de música e mixador, ocupou diferentes cargos na cadeia de produção do som para a ficção e documentário, em televisão, ou em cinema. Gravou dublagens, foleys e orquestras sinfônicas. Trabalhou como assistente do renomado Dominique Dalmasso nas mixagens de longas metragens para realizadores como Claude Chabrol, Cédric Klapisch, Coline Serreau, Radu Mihaileanu, Gérard Corbiau, Jean-François Stévenin, e outros. Em 2006, elaborou e montou em Paris, o estúdio de gravação e de mixagem 5.1 chamado “Comptoir des Ondes”.

RODOLFO YADOYA

Com mais de quinze anos de experiência com áudio, Rodolfo Yadoya é sonoplasta, técnico de mixagem ao vivo, coordenador de turnês e projetista de sistemas de som. Foi o Coordenador de Áudio para o Teatro Oficina Uzyna Uzona de José Celso Martinez Correa na turnê e na gravação para o DVD da peça "Macumba Antropófaga"; coordenou e operou o áudio para a montagem de 2012 de “Bacantes” que excursionou por Liége, Bélgica e Lisboa em Portugal. Rodolfo também trabalhou como engenheiro de monitor de Tulipa Ruiz – 2012 até 2016 (premiada recentemente com o Grammy Latino de 2015).

TAÍS NARDI

Diretora de fotografia e produtora formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), dirige a Cigano Filmes desde sua fundação em 2011.

 

Trabalha desde 2002 como diretora e assistente de fotografia em produções nacionais de curta e longa-metragem, tendo sido responsável pela direção de fotografia de 15 curta-metragens e programas de TV e participado de mais de 20 longa-metragens como assistente, entre eles Serra Pelada, Tropa de elite 2, Na estrada, É proibido fumar e Hoje.

 

Atualmente faz seu mestrado sobre fotografia cinematográfica na linha “Poéticas e Técnicas” do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP.

Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta / 10h às 22h

Sábado / 10h às 17h

 

bottom of page